Principais Pontos Turísticos em Gramado – RS

Um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil a cidade de Gramado fica na Serra Gaúcha e possui a melhor infra-estrutura turística do Rio Grande do Sul. Gramado possui uma infinidade de pontos turísticos a grande maioria localizada na região central da cidade.

O turismo em Gramado tem como característica a influência da colonização alemã e italiana além das belezas naturais, como o Vale do Quilombo que pode ser apreciado de um mirante.

Gramado é uma típica cidade européia em pleno Brasil graças aos imigrantes que colonizaram a região. Isso é verificado na arquitetura das construções, na gastronomia e nos costumes dos descendentes que vivem na cidade.

Você vai se encantar com o visual de Gramado, com as praças e jardins floridos, as construções, as belezas naturais e a hospitalidade dos moradores. A cidade também é palco de muitas festas, feiras e eventos.

Construções com características européias e veículo de turismo temático em Gramado - RS

Gramado - RS: o turismo gira em torno da colonização européia e das belezas naturais - Crédito: Leandro´s World Tour

Principais Pontos Turísticos em Gramado – RS:

Aldeia do Papai Noel – Parque Knorr:

O Parque Knorr fica localizado no centro de Gramado e tem como atração o parque natalino Aldeia do Papai Noel. O local possui um bosque com trilhas, passeio de monorail (trem sob um trilho suspenso) e mirante com uma linda vista para o Vale do Quilombo.

Atrações da Aldeia do Papai Noel: Casa do Papai Noel, Chalé dos Ursos, Árvore dos Desejos, Fábrica de Brinquedos, Renas Vivas, Praça da Neve, Cinema, Museu do Brinquedo, Presépio, Jardim dos Elfs, entre outros.

O acesso à Aldeia do Papai Noel é bem fácil e o local possui estacionamento.

Site: Aldeia do Papai Noel

Lago Negro:

Construído na década de 1950 após um incêndio que destruiu a densa mata que existia no local o Lago Negro possui em suas margens muitas árvores e flores que contrastam com o brilho de suas águas.

Um passeio florido faz a volta no Lago e proporciona um excelente lugar para caminhar, correr ou andar de bicicleta admirando a bela paisagem.

Pedalinhos no formato de cisnes e de caravelas estão disponíveis para alugar e o Paradouro Lago Negro possui estrutura para a alimentação e sanitários para os visitantes.

Lago Negro - Passeio de pedalinhos em Gramado

Lago Negro - Passeio de pedalinhos em Gramado - Crédito: hifi_ninja

Mirante do Belvedere – Vale do Quilombo:

O Vale do Quilombo fica entre Gramado e Canela e o Mirante fica próximo do Centro de Gramado com uma vista espetacular do vale.

Mini Mundo:

O Parque Mini Mundo apresenta réplicas de construções reais em escala 1:24 formando uma pequena cidade em movimento e ao ar livre.

São estradas, veículos, aviões, trens, vegetação, animais, pessoas e construções como castelos, moinhos, igrejas, teleféricos, lagos, entre outros, tudo em perfeita harmonia e com muita precisão nos movimentos.

O local conta também com parque infantil, café e lojas para a compra de souvenirs relacionados ao Mini Mundo e a Gramado.

Site: Mini Mundo

Rua Coberta:

Fechada para o trânsito de veículos a Rua Coberta fica no Centro de Gramado contando com muitas opções gastronômicas.

A rua é muito charmosa e bem decorada, com cafés, lojas de chocolates, de malhas, e outros estabelecimentos comerciais. No local são realizadas muitas apresentações e eventos, e durante o Natal Luz recebe uma decoração especial.

Rua Coberta em Gramado RS

Rua Coberta é uma das atrações de Gramado - Crédito: Leandro´s World Tour

Rótula das Bandeiras:

A Rótula das Bandeiras conta com bandeiras hasteadas de cada estado brasileiro. Localizada na Praça Leopoldo Rosenfeldt o local possui também uma réplica do troféu dado aos destaques do Festival de Cinema de Gramado. O troféu é chamado de Kikito, o “Deus do Bom Humor”.

O local é bastante arborizado e florido, com bancos e caminhos que cortam a rótula. Um canteiro de flores forma a palavra “Gramado” sobre a grama.

Lago Joaquina Rita Bier:

Um passeio as margens do Lago Joaquina Rita Bier dá a sensação de um clima europeu. O local é muito belo e bem conservado, cercado por gramados e araucárias. Uma ponte de madeira dá acesso a pequena ilha que fica no lago.

Pórticos:

Gramado possui 2 pórticos que recepcionam e dão boas vindas aos turistas e visitantes.

O mais antigo é o Pórtico da entrada via Nova Petrópolis, inaugurado em 1973, construído em estilo bávaro com madeira e pedras, além de jardins floridos.

O mais novo é o Pórtico da entrada via Taquara, inaugurado em 1991 com construção em estilo normando.

Gramado decorada com temas natalinos - Crédito: andremarmota

Igreja São Pedro:

Inaugurada em 1942 no lugar de uma antiga capela de madeira a Igreja São Pedro possui uma torre de 46 metros e tem a estrutura montada em pedra basáltica.

Localizada no Centro de Gramado é a matriz da cidade e conta com vitrais com imagens sacras que retratam a vida do apóstolo Pedro.

Igreja do Relógio:

A Igreja do Relógio pertence à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) e o seu nome vem do relógio que possui no alto da torre. Cercada por hortênsias, ela foi inaugurada em 1961 em homenagem ao apóstolo Paulo.

Palácio dos Festivais:

No local fica o Cine Embaixador onde são exibidos os filmes que participam do Festival de Cinema de Gramado. Durante o evento o local recebe muitos visitantes ilustres, principalmente atores.

Praça Major Nicoletti:

Localizada no Centro da cidade a Praça Major Nicoletti foi reinaugurada em 2003 dando um novo charme a região central de Gramado.

O local possui fonte, jardins floridos, coreto, bancos, árvores e banheiros públicos super limpos. O Centro de Informações Turísticas também fica na praça, mais o que mais atrai os turistas são as galerias de lojas.

Prefeitura Municipal:

O prédio da Prefeitura Municipal de Gramado possui arquitetura típica da região, com características européias. É um dos cartões postais do município da Serra Gaúcha.

Praça das Comunicações – Casa do Colono:

A Casa do Colono fica localizada na Praça das Comunicações e possui diversos produtos típicos da região como doces, geleias, queijos, pães, vinhos, etc.

A praça é palco de diversas festas e eventos como a Festa do Colono, a Feira de Artesanato e a Feira do Livro.

Green Land:

Localizada junto a Aldeia do Papai Noel o Green Land é um parque com diversos atrativos junto à natureza.

O local possui trilhas suspensas em meio a um bosque, arvorismo, ponte pênsil, animais, lago com lodo terápico, além de outras atrações.

Site: Green Land

Mundo Encantado:

O Mundo Encantado é um parque temático com cenários em miniatura que retratam o início da colonização das terras da Serra Gaúcha por italianos e alemães. Os cenários e miniaturas se movimentam criando um ambiente especial.

Site: Mundo Encantado

Praça e construções em Gramado - Crédito: Leandro´s World Tour

Gramadozoo:

O Gramadozoo não é apenas um zoológico. É um projeto de educação e desenvolvimento ambiental que tenta mesclar a conscientização dos visitantes e o bem estar dos animais.

Os animais não ficam em grades ou jaulas, mas em imensos viveiros que reproduzem o habitat natural.

O local conta com cerca de 1500 animais exclusivos da fauna brasileira, que podem ser vistos em um percurso de 1200 metros feito pelos visitantes que são guiados por educares ambientais.

Existe a possibilidade de visita a noite, para observar os hábitos noturnos dos animais.

O Gramadozoo conta com restaurante e loja com produtos que valorizam a fauna brasileira, sendo que parte do valor dos produtos é doado para pesquisa e conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Site: Gramadozoo

Ecoparque Sperry:

Localizado no Vale do Quilombo o Ecoparque Sperry é um empreendimento de ecoturismo com o foco na preservação do meio ambiente.

Fica em uma área de 20 hectares em meio a mata atlântica e com três cursos d´água que formam algumas cachoeiras e cascatas, com destaque para a Cachoeira da Usina (45 metros) e a Cascata do Trombão (35 metros).

O local conta com trilhas auto-interpretativas, mirantes, pontes, restaurante e sanitários.

Site: Ecoparque Sperry

Fragram – Museu do Perfume:

Primeiro museu brasileiro de perfumaria, no local fica a fábrica, loja e museu, onde pode ser feito um teste pessoal que ajuda a escolha do aroma.

Possui frascos de perfumes clássicos em exposição, um vídeo sobre o mundo dos perfumes e outras curiosidades a respeito do assunto.

Site: Fragam

Prawer – Museu do Chocolate:

Localizado junto à fábrica de chocolates Prawer, o museu conta a história do cacau e do processo de fabricação do chocolate.  Possui equipamentos antigos em exposição e o visitante faz uma visita a área de produção da fábrica com degustação no final do passeio.

Site: Prawer

Hollywood Dreams Car – Museu de Carros Antigos

Museu de carros antigos e clássicos, conta com modelos desde a década de 1920 expostos em ambiente que lembra o clima das décadas de 50 e 60.

Além de carros também há exposição de motos antigas e uma loja de souvenirs.

O local também possui a opção de aluguel de super carros como Ferrari, Porsche e Corvette. Você pode contratar o passeio de carona ou você próprio dirigir o veículo.

Site: Hollywood Dreams Car

Dreamland – Museu de Cera:

Em uma área de mais de 1000m² estão expostos bonecos de cera de várias personalidades mundiais como Demi Moore, Mike Tyson, Brad Pitt, Harrison Ford, entre outros. É o primeiro museu do gênero na América Latina.

Site: Dreamland

Museu Gramado Minerais e Pedras Preciosas:

São cerca de 500 pedras semi preciosas em exposição como agadas, opalas, ametistas e geodos encontradas no Rio Grande do Sul e também em outras regiões. Possui loja.

Museu do Piano:

No local estão expostos e disponíveis para comercialização diversos modelos nacionais e importados de pianos. Também possui a Sala Mozart, palco de apresentações e concertos.

Site: Person Pianos

Museu Medieval:

Em um ambiente que retrata o período medieval estão expostos objetos como espadas, armaduras, brasões, mapas, ferramentas e outros acessórios medievais. É possível comprar souvenirs típicos.

Site: Museu Medieval

Jardineira das Hortênsias:

Feito em uma jardineira temática o passeio passa pelos principais pontos turísticos de Gramado, com parada para fotos.

Site: Jardineira das Hortênsias

Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça:

Passeio pelas cidades da região com visitas a vinícolas, passeio de Maria Fumaça e outras atrações.

Tour Princesinha:

Passeios de turismo rural e agroturismo pela zona rural de Gramado mostrando a vida dos imigrantes que colonizaram a região e atrações naturais. São 3 opções de roteiros: Quatrilho, Mergulho no Vale e Raízes Coloniais.

Site: Tour Princesinha

Apresentação durante o Natal Luz - Crédito: Flávia Mariani

Dicas de Gramado:

*Não deixe de saborear a gastronomia local, os fondues, de comprar os deliciosos chocolates artesanais e experimentar um café da manhã colonial.

*Se você for no inverno existe a pequena chance de ver neve.

*Entre Novembro e Janeiro é realizado o Natal Luz, que além de decorar as vias turísticas da cidade com temas natalinos, realiza uma série de eventos e apresentações. Gramado fica muito bela nessa época.

*No mês de Agosto é realizado o Festival de Cinema de Gramado, uma ótima chance de ver atores e atrizes badalados pela cidade, mas fique atento a lotação dos hotéis. O evento ocorre no Palácio dos Festivais.

*Ficando em um hotel no Centro você pode percorrer grande parte das atrações de Gramado a pé como a Aldeia do Papai Noel, o Mirante, o Mini Mundo, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, entre outros.

*Visite a cidade vizinha de Canela que fica apenas 7 km de Gramado.

Mais destinos para você:

Comentários

  1. Fernanda disse::

    gostaria de saber se todos os lugares turisticos,como fabrica de chocolate,nova petrópolis,lago negro,parque do caracol,mini mundo,laje de pedra,Parque Knorr,trem Maria Fumaça, Epopéia Italiana e Caminhos de Pedra tem banheiro acessiveis aos visitantes…

  2. TATIANE PEREIRA DIAS disse::

    Oi eu estou aguaradando a primeira viajem até Gramado será em 28/11/12,quero apreveitar cada segundo nesta cidade maravilhosa , onde tudo é muito belo e delicioso só no olhar…

  3. Zelia Morais disse::

    Passei o Natal Luz 2012 em Gramado com meu esposo e meu filho. Gramado é realmente inesquecível!

Comentários:

Você tem dúvidas, sugestões, dicas? Contribua com o Pontos-Turísticos deixando seu comentário. Só serão publicados comentários escritos com português correto. Não serão aceitos comentários escritos somente em MAIÚSCULAS, nem com linguagem ofensiva e spams.

*