Principais Pontos Turísticos em Porto Alegre – RS

Se você acha que a capital gaúcha é apenas uma cidade movida a negócios está na hora de você descobrir as belezas e atrativos que te esperam na maior cidade do Rio Grande do Sul. O turismo em Porto Alegre se destaca por vários atrativos históricos e por suas belezas naturais.

Entre os principais pontos turísticos em Porto Alegre estão o Lago Guaíba, a sua orla e as construções centenárias que predominam no Centro Histórico da cidade. A tradição gaúcha e a história de guerras e revoluções também estão infiltradas no turismo de Porto Alegre.

Os tradicionais clubes de futebol gaúcho também podem ser conhecidos de perto por você, assim como a Zona Rural e seus quitutes artesanais e o Lago Guaíba pode ser apreciado em passeios de barco.

Principais Pontos Turísticos em Porto Alegre – RS:

Praça da Matriz:

A Praça da Matriz fica no coração do Centro Histórico de Porto Alegre e é um ótimo local para quem gosta de construções, prédios e casarões antigos, além de ser o centro administrativo, cultural e religioso do estado.

No entorno da praça ficam os seguintes prédios: Palácio Piratini, Palácio do Ministério Público, Palácio da Justiça, Catedral Metropolitana, Assembléia Legislativa (Palácio Farroupilha), Museu Júlio de Castilhos, Theatro São Pedro, e muitos outros prédios que ficam em volta ou na região da Praça da Matriz.

Palácio Piratini:

O Palácio Piratini é a sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e fica localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio foi construído entre 1898 e 1921 em estilo clássico. É aberto para visitação, consulte os horários.

Casa de Cultura Mario Quintana:

Fica em um prédio histórico que abrigava o Hotel Majestic e depois foi utilizado por muitos anos pelo governo do estado até ser adaptado para receber o Centro Cultural.

O local possui teatros, acervos, salas para exposições, oficinas, livraria, café e muitos espaços para promover a arte.

Casa de Cultura Mario Quintana - Crédito: andremarmota

Mercado Público Central:

Prédio em estilo neoclássico inaugurado em 1869 foi construído sobre o primeiro aterro da cidade e hoje conta com cerca de 110 lojas que atendem os moradores de Porto Alegre e os turistas com especiarias, produtos típicos gaúchos, frutas, legumes, carnes, peixes, várias opções gastronômicas e muitos outros produtos populares.

Mercado Público Central - Crédito: Wikimapia

Prefeitura Municipal:

Construção em estilo neoclássico com forte presença arquitetônica do positivismo, corrente que influenciavam a sociedade gaúcha na época da construção, logo após a proclamação da república.

Inaugurada em 1901, é o marco zero de Porto Alegre.

Rua da Praia:

Rua mais antiga e tradicional da capital do Rio Grande do Sul a Rua da Praia possui esse nome já que no passado ficava as margens do Guaíba. Devido aos vários aterramentos que houve na região isso não ocorre mais.

Por muitas décadas ela foi a principal rua de comércio de Porto Alegre e ponto de encontro de políticos, intelectuais e palco de manifestações.

Hoje ela abriga muitos prédios históricos, atrações culturais e religiosas, além de comércio em geral.

Usina do Gasômetro:

Antiga usina termelétrica inaugurada em 1928 possui uma chaminé de 117 metros de altura e hoje é um dos principais centros culturais de Porto Alegre, após ficar muitos anos em processo de deterioração após a desativação da usina em 1970.

O Centro Cultural Usina do Gasômetro conta com muitos espaços para apresentações culturais como salas, galerias e teatro além de salas de cinema e cafés. Possui também várias oficinas de arte e teatro e foi sede do Fórum Social Mundial e de muitos outros eventos.

Usina do Gasômetro nas margens do Guaíba - Crédito: Thiago Melo

Hidráulica Moinhos de Vento:

Localizada em uma área de 6 hectares a Hidráulica Moinhos de Vento surgiu a partir de uma antiga empresa que captava água no Guaíba e servia a população de Porto Alegre.

O local abriga um prédio histórico que teve a construção inspirada no Palácio de Versalhes e seus jardins. Também abriga um Centro Cultural.

Parque Farroupilha (Redenção):

Um dos principais parques de Porto Alegre o Parque Farroupilha ou Redenção fica no Bairro Farroupilha e conta com parque infantil, quadras esportivas, canchas de bocha, aparelhos de ginástica, ciclovia, pista de atletismo, entre outras atrações que fazem o parque um excelente local para a prática de esportes, lazer ou curtir a natureza.

Também conta com auditório, mercado, café e todos os domingos ocorre o Brique da Redenção com barracas de artesanato, alimentação e artes plásticas.

Parque Farroupilha ou Redenção - Tradicional ponto de lazer da capital gaúcha - Crédito: andremarmota

Parque Moinhos de Vento (Parcão):

Localizada no bairro nobre de mesmo nome o Parque Moinhos de Vento, também chamado de Parcão, possui 115.000m² de área com várias opções de pistas de caminhada ou cooper, lago e uma réplica de um moinho de vento que era comum quando essa região era rural.

O parque também possui quadra de tênis, bocha, campo de futebol, pista de patinação, quadras de esportes, aparelhos de ginástica, ping-pong, biblioteca ecológica infantil, etc.

Jardim Botânico:

Localizada no bairro do mesmo nome possui uma área de 43 hectares de pura tranquilidade e sossego na capital gaúcha.

Possui grande variedade da flora nativa do Rio Grande do Sul, além de banco de germoplasma, banco de sementes, viveiro de mudas e o Museu de Ciências Naturais.

Parque da Harmonia e Parque da Marinha:

Localizados na orla do Guaíba a união dos parques formam uma grande área verde as margens do Lago Guaíba com ampla área para a prática de esportes e de lazer.

Futebol Tur:

Disponível nos hotéis e agências de turismo credenciados o Futebol Tur é um passeio turístico aos clubes de futebol mais tradicionais do Rio Grande do Sul: Grêmio e Internacional.

Você irá fazer uma visita guiada aos clubes e conhecer melhor seus ídolos, títulos, estádios (Estádio Beira-Rio e Arena do Grêmio) e a paixão dos seus torcedores.

Essa parceria também facilita a compra de ingressos para os jogos que podem ser adquiridos nos hotéis credenciados.

Torcedores são fanáticos por seus times de futebol em POA - Crédito: Geovane Repiss

Passeios de Barco no Lago Guaíba:

Porto Alegre possui uma longa orla banhada pelas águas do Lago Guaíba e algumas empresas promovem passeios de barco. Existem várias opções, inclusive com refeição e passeios noturno.

Empresas que oferecem passeios de barco:

Cisne Branco
Porto Alegre 10

Passeio de barco no Gauíba é uma das atrações de Porto Alegre - Crédito: Thiago Melo

City Tour Centro Histórico e Zona Sul:

Conhecido como Linha Turismo o City Tour é feito em um ônibus de dois andares (o superior é aberto) com guias bilíngues e acesso a portadores de necessidades especiais. São dois roteiros disponíveis, um pelo Centro Histórico de Poa e outro pela Zona Sul.

A venda de ingressos e as saídas ocorrem na frente da Secretaria Municipal de Turismo na Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa.

O roteiro do Centro Histórico contempla as principais atrações da região central de Porto Alegre como a Praça da Matriz, o Paço Municipal, o Mercado Público Central, o Parque Farroupilha, a Usina Gasômetro, entre outros. O passeio dura cerca de 80 minutos.

Já o trajeto da Zona Sul tem mais destaque por suas belezas naturais e pela orla do Guaíba, passando em locais como o Calçadão de Ipanema, Santuário Mãe de Deus, Morro da Pedra Redonda, Parque Marinha do Brasil, etc. O passeio dura cerca de 90 minutos.

Caminhos Rurais de Porto Alegre:

Porto Alegre é uma das capitais que possuem a maior área rural do país e várias agências de turismo proporcionam passeios onde você pode conhecer de perto essa região.

Os passeios levam a Zona Sul de Porto Alegre onde muitas famílias sobrevivem da agricultura familiar.

Você vai conhecer lugares históricos, atrativos naturais, provar da deliciosa culinária local e comprar produtos artesanais como pães, doces, vinhos, geleias, etc.

Mais informações: Caminhos Rurais

Museu Júlio de Castilhos:

Localizado no prédio que serviu de residência a Júlio de Castilhos conta com mais de 500 peças em seu acervo distribuídas em 7 salas que abordam temas como a Revolução Farroupilha, Júlio de Castilhos, imigração alemã, índios e escravos.

Site: Museu Júlio de Castilhos

Museu de Arte do RS Ado Malagoli:

Localizado na Praça da Alfândega na região central de Porto Alegre possui um acervo composto em sua maioria por pinturas e esculturas de artistas gaúchos e brasileiros. Fica em um prédio histórico.

Site: Museu de Arte do RS Ado Malagoli

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS:

Com uma área de mais de 10.000m² estão expostos cerca de 700 equipamentos interativos que abordam questões de nosso cotidiano e da sociedade, estimulando o conhecimento de forma lúdica.

Site: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Confira mais informações sobre museus em Porto Alegre

Dicas de Porto Alegre:

*A Usina do Gasômetro é um dos melhores locais para apreciar o por do sol no Guaíba.

*O Theatro São Pedro foi construído entre 1833 e 1858, possui decoração em veludo e ouro, e é um dos mais belos do país. O café do Theatro é um excelente local para curtir um happy hour.

*Não deixe de conhecer o bar e restaurante Chalé da Praça XV que fica localizado em um casarão do século XIX em frente ao Mercado Público.

*Aproveite para saborear o típico churrasco gaúcho em uma das inúmeras churrascarias de Porto Alegre.

Mais destinos para você:

Comentários:

Você tem dúvidas, sugestões, dicas? Contribua com o Pontos-Turísticos deixando seu comentário. Só serão publicados comentários escritos com português correto. Não serão aceitos comentários escritos somente em MAIÚSCULAS, nem com linguagem ofensiva e spams.

*