Pontos Turísticos em Curitiba – PR

Curitiba encanta pela organização, beleza e pelo cuidado com que a cidade se preocupa com a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente. A capital do Paraná possui muitos parques que atraem os moradores e os turistas e se tornaram um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Rica em atrativos culturais e históricos, os turistas podem circular pelos locais de turismo em Curitiba em ônibus adaptados que percorrem os locais mais interessantes da cidade. A boa gastronomia também está presente, com destaque para o bairro Santa Felicidade que possui vários restaurantes e cantinas italianas.

 

Pontos Turísticos de Curitiba – PR:

Jardim Botânico

Um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o Jardim Botânico possui belos jardins geométricos que ficam em frente a uma estufa de estrutura metálica e de vidro que lembra um palácio de cristal inglês do século XIX. A estufa conta com várias espécies da flora atlântica.

O Jardim Botânico também possui trilhas pela mata, bosque de araucárias, museu, auditório, biblioteca, espaço para exposições e uma exposição permanente do artista e ambientalista Frans Krajcberg.

Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n – (41) 3264-6994

Jardim Botânico em Curitiba

Jardim Botânico com Palácio de Cristal ao fundo. Uma das paisagens mais lindas de Curitiba. Crédito: Jeff Belmont - Flickr

Ópera de Arame

Projeto com arquitetura incrível e criativa, a Ópera de Arame é um teatro que virou um dos cartões postais de Curitiba. Sua estrutura é totalmente composta de tubos de aço e coberta com policarbonato transparente. O acesso é por uma passarela elevada sobre um lago que semi-circunda o teatro. Tem capacidade para 1000 pessoas.

A Ópera de Teatro juntamente com a Pedreira Paulo Leminski, tradicional espaço de shows em Curitiba, formam o Parque das Pedreiras. O local conta com muita área verde, lanchonete e loja de souvenirs.

Rua João Gava, s/n – Abranches. (41) 3355-6071

Ópera de Arame em Curitiba - PR

Ópera de Arame. Teatro com arquitetura criativa. Crédito: Denise Mayumi - Flickr

Santa Felicidade

O Bairro Santa Felicidade abrigou muitos imigrantes italianos no século XIX que formavam a Colônia Santa Felicidade. Hoje o bairro conserva um pouco da história, cultura e arquitetura e conta com várias opções de gastronomia típica italiana, além de vinícolas, lojas de artesanatos e móveis de vime.

A igreja de Santa Felicidade, que foi construída na época da colônia, é a Matriz de São José que também possui características típicas italianas. O cemitério do bairro possui um panteão formado por 18 capelas em estilo neoclássico.

Alguns casarões antigos preservam a arquitetura do bairro: a Casa dos Gerânios, a Casa das Pinturas, a Casa Culpi, a Casa das Arcadas, a Casa dos Painéis, entre outros.

Centro Histórico de Curitiba (Setor Histórico)

Um decreto municipal delimitou a área que abriga várias das construções mais antigas de Curitiba, algumas dos séculos XVIII e XIX.

No Centro Histórico ficam a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Casa Vermelha, a Casa Romário Martins, a Casa Hoffman, entre outras construções, além de abrigar o Largo da Ordem.

Torre Panorâmica

Com 109 metros de altura a Torre Panorâmica serve como suporte para serviços de telecomunicações e conta com um mirante no topo que permite uma visão de 360° de Curitiba, acessado por elevador. No térreo possui uma exposição de telefones antigos e uma sala para exibição de vídeos.

Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês. (41) 3339-7613

Parques em Curitiba

Um dos passeios mais bacanas para se fazer em Curitiba é visitar alguns de seus inúmeros parques. São 26 parques no total que servem para o lazer da população e para a melhora da qualidade ambiental da região. Alguns também possuem atrativos culturais.

Parque Barigui: é o parque mais freqüentado de Curitiba e também um dos maiores com 1,4 milhão de m². Nele fica a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Parque Barigui possui uma das melhores estruturas de lazer de Curitiba e conta com muita área verde onde vivem várias espécies de animais. O represamento do Rio Barigui formou um enorme lago que fica no parque.

Para lazer o parque conta com canchas poliesportivas, equipamentos de ginástica, pista de bicicross, quiosques com churrasqueiras, pista de aeromodelismo, restaurantes, bares, parque de diversões, entre outros atrativos.

O Parque Barigui também é um centro de cultura com as seguintes atrações: Teatro da Maria Fumaça, Museu do Automóvel de Curitiba, Casa da Leitura, Parque de Exposições e o Centro de Convenções.

O Parque Barigui fica na Rodovia BR 277 – Rodovia do Café Km 0 – Santo Inácio

Parque Barigui em Curitiba - PR

Parque Barigui, principal centro de lazer dos curitibanos. Crédito: joaoko - Flickr

Parque Tanguá: em uma área verde que fica próxima a nascente do Rio Barigui o parque conta com 235.000m² de área em um local que funcionavam duas pedreiras que foram desativadas. O destaque fica para um túnel artificial que liga as pedreiras e que pode ser percorrido a pé ou num passeio de barco.

O Parque Tanguá também possui mirante, ciclovia, pista de caminhada, dois lagos, lanchonete, ancoradouro e uma imensa cascata artificial. Lugar de bastante área verde, ideal para quem gosta de tranquilidade.

O Parque Tanguá fica na Rua Dr. Bemben, s/n – Pilarzinho. (41) 3352-7607

Parque Tingui – Memorial Ucraniano: o parque conta com pista de cooper, lagos, parque infantil, ciclovias e o Memorial Ucraniano, idealizado para homenagear o centenário da imigração ucraniana, é palco de festas típicas da comunidade de descendentes desse país e possui campanário, uma casa típica ucraniana, capela e uma loja de artesanatos.

O Parque Tingui fica entre as ruas José Valle e Fredolin Wolf.

Passeio Público: é o parque mais antigo de Curitiba, inaugurado em 1896 e localizado no Centro da cidade. Conta com pontes, lagos e ilhas em meio à área verde e tem algumas atrações como as ilhas das Garças, dos Macacos, dos Amores e da Ilusão, o Aquário, a Gruta dos Amores, o Palco Flutuante, a Ponte Pênsil, etc.

O Passeio Público fica na Rua Luiz Leão, s/n – Centro. (41) 3350-9940

Zoológico Municipal – Parque Iguaçu

O Zoológico Municipal de Curitiba fica localizado no Parque Regional do Iguaçu e conta com mais de 1000 animais.

O Parque do Iguaçu possui mais de 8 milhões de m² de área e é o maior parque urbano do Brasil. Além do zoológico o parque que é cortado pelo Rio Iguaçu, conta com muitos atrativos como churrasqueiras com quiosques, lanchonetes, raias de remo, local para pesca, estação de piscicultura, praia fluvial, pomares públicos, muita área verde e um setor de esportes com quadras, equipamentos de recreação e um estádio de beisebol.

 

Turismo em Curitiba

Capela Santa Maria

Inaugurada em 1939, fazia parte do Colégio Santa Maria, que se mudou de lugar. Restaurada, hoje abriga uma sala de concertos de música de câmara e a sede da Camerata Antiqua de Curitiba.

Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

Fonte de Jerusalém

Construída em homenagem aos 3000 anos de Jerusalém, a fonte possui 14,5 metros de altura com três anjos de bronze no topo com cerca de 600 quilos cada, que representam as três religiões que consideram Jerusalém como uma cidade sagrada: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Av. Sete de Setembro x Av. Arthur Bernardes – Seminário.

Memorial da Cidade

Prédio com estrutura de aço e concreto e revestido com vidros laminados, fica no Largo da Ordem e possui uma arquitetura moderna. É um espaço cultural.

Abriga três salas de exposições, espaço para eventos e apresentações e um teatro.

Rua Claudino dos Santos – Centro Histórico. (41) 3321-3263

Mercado Municipal e Mercado de Orgânicos

Os prédios do antigo Mercado Municipal e do recém inaugurado Mercado de Orgânicos ficam lada a lado e conectados para a passagem dos consumidores. No Mercado Municipal é possível comprar tradicionais produtos como frutas, ervas, temperos, carnes, pescados, doces, entre outros, e no Mercado de Orgânicos é possível adquirir produtos livres de agrotóxicos. Esse mercado é o pioneiro desse tipo no Brasil.

Site: Mercado Municipal de Curitiba

Paço da Liberdade

Inaugurado em 1916 foi sede da antiga Prefeitura de Curitiba. O prédio tem detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau e foi revitalizado em 2009.

Praça Generoso Marques – Centro Histórico

Praça do Japão

Pequena e bem localizada, sua construção foi planejada para lembrar as tradições e a arquitetura japonesa, uma homenagem aos imigrantes que vieram a Curitiba.

A Praça do Japão é uma das mais bem cuidadas de Curitiba e conta com lago com carpas, cerejeiras vindas do Japão, jardim no estilo japonês, Casa de Chá, Memorial da Imigração Japonesa e o Portal Japonês. É palco de encontros e apresentações da comunidade de descendentes japoneses.

Av. Sete de Setembro x Av. República Argentina – Água Verde

Praça do Japão em Curitiba - PR

Praça do Japão. Um dos jardins mais bem cuidados em Curitiba. Crédito: Leandro´s World Tour - Flickr

Praça Tiradentes

Marco zero de Curitiba a Praça Tiradentes fica no local onde a cidade foi fundada e na frente da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz. Possui belos e bem cuidados jardins, iluminação noturna e um trecho de pisos de vidros que mostram uma centenária rua que passava no local.

Rua 24 Horas

Primeira do gênero no Brasil, nessa rua as lojas não fecham. Conta com algumas opções gastronômicas e outras de comércio. Tem 120 metros de extensão e de 12 metros de largura, toda coberta por uma estrutura metálica tubular com vidro.

Fica entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco – Centro

Ruínas de São Francisco

São ruínas da antiga construção da Igreja de São Francisco de Paula que foi iniciada no século XVIII, mas nunca foi terminada. No local pairam lendas sobre túneis secretos e piratas saqueadores que passavam por lá.

Atualmente as Arcadas das Ruínas possuem lojinhas e espaço para shows e apresentações ao ar livre.

Fica no Centro Histórico, na Praça João Cândido.

Catedral Metropolitana de Curitiba

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, em estilo neogótico, foi inaugurada em 1893 e construída no mesmo local que ficava as suas duas igrejas antecessoras, datadas de 1720 e 1693, essa última foi a primeira igreja católica da cidade.

A Catedral de Curitiba fica na Praça Tiradentes.

Museu Oscar Niemeyer

Projetado por Oscar Niemeyer o museu foi inaugurado em 2002 e possui um amplo espaço para exposição de obras de arte, além de auditório, café e espaço de lazer. Uma grande estrutura na sua entrada lembra um grande olho.

Site: Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - PR

Museu Niemeyer, o "Grande Olho". Crédito: Marcelo Pereto - Flickr

Relógio das Flores

Com 8 metros de diâmetro o relógio tem como base flores coloridas sempre bem cuidadas. No entorno ficam o Largo da Ordem, as Ruínas de São Francisco e casarões históricos.

Bosques em Curitiba

A cidade de Curitiba conta com vários bosques que tem como função a cultura, o lazer, a purificação do ar e o desenvolvimento do turismo. São amplas áreas com muitas árvores que junto com os parques servem como “pulmões” da cidade e são essenciais para o reconhecimento de Curitiba como uma das cidades que tem mais áreas verdes do Brasil.

Bosque do Alemão: localizado no Jardim Schaffer fica num dos pontos mais altos de Curitiba e conta com um mirante da onde é possível avistar a cidade e a Serra do Mar. O bosque fica numa propriedade que pertencia a uma família de origem alemã e foi criado para homenagear a cultura alemã presente em Curitiba.

São 38.000m² de mata nativa com várias atrações como a Casa Encantada, a Casa da Bruxa, Biblioteca Infantil, a Torre dos Filósofos, a Praça da Poesia, a Trilha dos Irmãos Grimm e o Oratório de Bach, sala de concertos que fica numa réplica de uma antiga igreja de madeira.

Rua Niccolo Paganini esq. com R. Franz Schubert. (41) 3568-1087

Bosque da Fazendinha: com 73.000m² de área verde com palco ao ar livre, trilhas ecológicas, mirante, churrasqueiras, playground, quadras esportivas e estacionamento. O local possui uma chaminé preservada que pertencia a uma olaria e uma casa de 1896 em estilo neoclássico onde morava a família Klemtz, proprietária das terras do local.

Rua Carlos Klemtz, s/n.

Bosque Gutierrez: no ponto mais alto de Curitiba, possui trilhas, uma fonte de água mineral e o Memorial Chico Mendes.

Rua Albino Raschendorfer, s/n – Vista Alegre.

Bosque São Cristóvão (Italiano): localizado no tradicional bairro italiano de Santa Felicidade possui espaço para shows e apresentações e é utilizado para abrigar as típicas festas italianas da comunidade do bairro. Para homenagear os imigrantes italianos que chegaram a Curitiba o bosque possui o Memorial Italiano, arcadas neo-romanas e uma réplica da 1° Igreja Matriz de Santa Felicidade.

Rua Margarida Ângelo Zardo Miranda, s/n – Santa Felicidade.

Bosque do Papa: inaugurado na época da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, o bosque homenageia a imigração polonesa na cidade. Construções com troncos de madeira, típicas da arquitetura polonesa, formam o Memorial da Imigração Polonesa, um museu ao ar livre com vários objetos utilizados no dia a dia pelos imigrantes. A Capela João Paulo II, que possui uma imagem da padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Czestochowa, também fica no local.

Localização: Centro Cívico, com acesso pela Rua Mateus Leme.

Bosque de Portugal: com pista de cooper, trechos de mata nativa, praça de eventos, Marco da Poesia, a sede dos escoteiros e um painel decorativo. O bosque tem 20 pilares com azulejos pintados à mão e trechos de poesias de autores portugueses e brasileiros.

Localização: Jardim Social, acesso pela Rua Fagundes Varela.

Unilivre – Bosque Zaninelli: a Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre tem como objetivo conscientizar e educar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, localizada no interior do Bosque Zaninelli, que possui uma área de 37.000m² de mata nativa.

O acesso à Unilivre se dá por uma trilha ecológica em meio ao bosque. O prédio da Unilivre é uma torre de madeira envolta numa rampa em espiral da onde se tem uma bela vista da mata.

Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho

Bosque Capão da Imbuia – Museu de História Natural: em uma área de 36.000m² com árvores centenárias, o bosque conta com uma passarela elevada em meio a um bosque de Araucárias que passa por um total de 12 vitrines com animais empalhados e vegetais desidratados.

Rua Benedito Conceição, 407 / Rua Professor Nivaldo Braga, 1225 – Capão da Imbuia. (41) 3313-5480

 

Passeios em Curitiba

Passeios de Bicicleta – Kuritibike

A Kuritbike oferece passeios de bicicleta com equipamentos de segurança e guias passando por vários pontos da cidade, lugares turísticos, históricos, parques, entre outros. Curitiba possui mais de 100km de ciclovias e conhecer a cidade através de clicloturismo urbano é diferente e bem bacana.

Site: Kuritbike

Passeios de Ônibus – Linha Turismo

Os ônibus da Linha Turismo percorrem os principais pontos turísticos de Curitiba num trajeto próprio com 24 pontos de parada. O ponto inicial é na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o passeio em qualquer um dos pontos.

É possível descer dos ônibus para conferir de perto as atrações e reembarcar mais quatro vezes. Os ônibus passam a cada 30 minutos e percorrem um roteiro de 45km em duas horas e meia.

Passeio de Trem em Curitiba

Esse é um dos passeios mais legais em Curitiba. As saídas ocorrem diariamente em Curitiba com destino a cidade de Morretes, localizada na Serra do Mar com vários atrativos históricos e de ecoturismo, além de boa gastronomia.

Aos domingos o trem vai também a Paranaguá, cidade histórica paranaense localizada no litoral.

Mais informações: Serra Verde Express

 

Dicas de Curitiba:

*Se você for ao Jardim Botânico, confira a extensão do parque conhecida como Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros que o visitante percorre de olhos vendados, aguçando os demais sentidos em contato com a natureza.

*Se você gosta de feirinhas de artesanato, Curitiba tem uma bem grande e legal que acontece todos os domingos no Lago da Ordem, no Centro Histórico. Lá você encontra artesanato, roupas, acessórios, comida, e muito mais, sem contar as apresentações culturais dos artistas de rua.

*O Restaurante Madalosso fica no bairro italiano de Santa Felicidade e é um dos maiores do mundo, com capacidade para mais de 4 mil pessoas comerem ao mesmo tempo.

*O bairro Batel tem uma grande concentração de bares e restaurantes, legal pra quem curte agito noturno e um dos melhores lugares pra sair à noite em Curitiba.

*Reserva um dia pra conhecer a cidade histórica de Paranaguá no litoral paranaense, e se tiver tempo, mais um dia pra ir para a Ilha do Mel, paradisíaca ilha cujo acesso é somente de barco.

*Curitiba possui uma dos mais eficientes sistemas de transporte de ônibus urbanos do Brasil. Uma ótima dica para economizar é andar de ônibus pela cidade.

 

Deixe também as suas dicas de Curitiba – PR.

 

Speak Your Mind

*