Pontos Turísticos em Florianópolis – SC

A capital de Santa Catarina guarda muitos encantos, belezas e atrativos para os turistas que a tornaram um dos principais destinos de praia do Brasil e também por mochileiros que nos últimos anos tem visitado cada vez mais a cidade.

Florianópolis conta com pontos turísticos bastante interessantes, alguns pelas belezas naturais e outros pela arquitetura, história ou cultura. Os esportes também são muito praticados na Ilha de Santa Catarina (ilha que abriga a maior parte da cidade de Florianópolis), tantos os aquáticos como surf, kitesurf, windsurf, caiaque, etc., como os de aventura como trekking e sandboard.

No geral, Floripa agrada pelas suas belezas e atrações e também pela simpatia da sua população, que tem o turismo como uma das principais fontes de renda. A infra-estrutura turística da cidade é excelente.

Florianópolis - SC - Belezas naturais incríveis

Florianópolis - SC - Belezas naturais incríveis - Crédito: over_kind_man

 

Principais Pontos Turísticos de Florianópolis:

Praias de Florianópolis:

Sem dúvidas as praias são as grandes atrações de Florianópolis e o motivo pelo qual a cidade é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. São dezenas de praias com muitas características diferenciadas e para todos os gostos.

Abaixo segue uma lista com as melhores praias de Florianópolis:

Canasvieiras: é a mais freqüentada por turistas de outros países da América do Sul. Possui excelente estrutura turística com muitos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas, etc.

Praia dos Ingleses: também conta com uma das melhores estruturas de Florianópolis, com águas mornas e dunas no canto direito.

Praia dos Ingleses em Florianópolis - Crédito: CasalMALY

Jurerê: com águas calmas e mornas, nela fica o Iate Clube de Florianópolis e o bairro planejado e muito belo Jurerê Internacional.

Praia da Joaquina: sede de campeonatos de surf, a praia possui vida noturna agitada e imensas dunas que atraem praticantes de sandboard.

Praia da Joaquina

Praia da Joaquina - Crédito: over_kind_man

Praia Mole: freqüentada por muitos jovens e surfistas, conta com areia macia, ondas fortes e barzinhos badalados a beira mar.

Praia do Santinho: local de campeonatos de surf e atrações como inscrições rupestres, dunas e um luxuoso resort.

Praia do Campeche: extensa, com larga faixa de areia e ondas fortes, tem como opção de passeio a Ilha do Campeche que fica em frente à praia.

Praia da Armação: com boa estrutura turística, fica no sul da ilha.

Pântano do Sul: essa bela praia tem restaurantes especializados em frutos do mar e uma vila de pescadores.

Lagoinha do Leste: com acesso por trilha é um dos redutos de mata atlântica preservada de Florianópolis e fica em uma Área de Proteção Ambiental.

 

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição fica localizada estrategicamente em Florianópolis, próxima do Centro e de algumas praias badaladas como Joaquina e Mole. A lagoa é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis e possui paisagens incríveis como a do mirante do Morro da Lagoa, com acesso pela estrada da Praia Mole.

Pra quem gosta de passeios náuticos, no final da Av. das Rendeiras ficam várias escunas que fazem passeios pela lagoa e no local também é possível alugar pedalinhos e caiaques. No verão as águas calmas e mornas atraem alguns banhistas.

A Lagoa da Conceição também é bastante utilizada para a prática de esportes náuticos como caiaque, vela, kitesurf e windsurf, inclusive com escolas para os iniciantes.

Alguns pontos da lagoa possuem vida noturna agitada, boa estrutura comercial e de hospedagem para os turistas. A gastronomia também tem destaque com muitos restaurantes especializados em frutos do mar.

Uma das atrações da Lagoa da Conceição é o bairro Costa da Lagoa, acessível somente por barco ou trilha e que é tombado como Área de Preservação Ambiental devido as suas características culturais açorianas. O local conta com vários restaurantes e bares que servem porções e comida caseira a beira da lagoa.

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição - Bares, restaurantes, passeios e agito noturno - Crédito: Denise Mayumi

Dunas de Florianópolis

As dunas fazem parte das belas paisagens de Florianópolis e há alguns anos passaram também a ser utilizadas para a prática de sandboard, esporte em que se desce “surfando” a duna em cima de uma prancha de madeira. Em pelo menos dois locais é possível alugar pranchas: nas dunas da Praia da Joaquina e nas dunas da Praia dos Ingleses.

Aluguel de prancha para sandboard nas dunas da Praia da Joaquina

Aluguel de prancha para sandboard nas dunas da Praia da Joaquina - Crédito: over_kind_man

Centro

A região central de Florianópolis possui várias atrações de características históricas e culturais, principalmente no Centro Histórico. Veja alguns pontos turísticos do Centro de Florianópolis:

Ponte Hercílio Luz: inaugurada em 1926 é o principal cartão postal de Florianópolis.

Ponte Hercílio Luz - Cartão Postal de Florianópolis 

Prédio da Alfândega: em estilo neo-clássico foi inaugurado em 1876. Possui uma feira de artesanato, uma galeria de arte e um bar.

Praça XV de Novembro: local de fundação da cidade, a praça abriga a famosa Figueira Centenária.

Mercado Municipal: prédio histórico e local de comércio de produtos populares.

Calçadão da Felipe Schimidt: concentração de prédios históricos e local de comércio de produtos populares em lojas e de ambulantes.

Palácio Cruz e Souza: também conhecido como Palácio Rosado foi construído no século XVIII. Fica na Praça XV de Novembro.

No centro também ficam o Teatro Álvaro de Carvalho e igrejas como a Catedral Metropolitana, Igreja São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a Igreja de São Sebastião.

 

Turismo em Florianópolis:

Ilhas de Florianópolis:

A própria cidade de Florianópolis fica em sua maior parte em uma ilha, a Ilha de Santa Catarina. Mas em volta da Ilha de Santa Catarina existem várias outras pequenas ilhas, algumas com muitos atrativos e que merecem uma visita.

Ilha do Campeche: tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional devido aos inúmeros sítios arqueológicos e inscrições rupestres, a ilha conta com mata atlântica preservada, uma praia de areia clara com águas calmas e trilhas que só podem ser feitas com monitores. As trilhas conduzem aos costões, monumentos rochosos e sítios arqueológicos. Existem três opções de ponto de partida para se chegar a Ilha do Campeche: Praia do Campeche, Praia da Armação e Barra da Lagoa.

Ilha de Anhatomirim: localizada na Baía Norte entre o continente e a Ilha de Santa Catarina, fica em uma localização estratégica o que levou a construção da Fortaleza de Santa Cruz. Também serviu como presídio em várias épocas. A ilha pertence ao município de Governador Celso Ramos e o acesso é feito em passeios de escuna. A fortaleza é aberta para visitação.

Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim

Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim. Acessível apenas por passeio de barco - Crédito: CasalMALY

Ilha do Arvoredo: localizada ao norte da Ilha de Santa Catarina possui bons pontos para mergulho e para pesca. Pertence a uma reserva biológica marinha e possui inscrições rupestres em alguns rochedos. Com acesso controlado pelo IBAMA, não é permitido desembarcar nela.

Lagoa do Peri

A lagoa do Peri é a maior lagoa de água doce da costa de Santa Catarina e sua área pertence ao Parque da Lagoa do Peri que conta com boa estrutura para os turistas. O local da sede do parque conta com lanchonete, churrasqueiras, banheiros, parque infantil, trilhas e uma praia na lagoa.

Morro da Cruz

Localizado na região central de Florianópolis o Morro da Cruz proporciona a vista mais ampla da ilha contemplando as duas baías, as pontes que ligam a ilha ao continente e parte da costa leste de Florianópolis.

Fortalezas de Florianópolis:

Florianópolis conta com várias fortalezas construídas na época colonial para proteger a vila de ataques estrangeiros, principalmente espanhóis. Hoje elas estão disponíveis para visitação turística.

Algumas das fortalezas ficam em pequenas ilhas e as outras na Ilha de Santa Catarina.

Fortalezas na Ilha de Santa Catarina: Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano (Praia do Forte) e Forte de Santana do Estreito (Av. Beira Mar Norte).

Fortalezas em outros locais: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (Ilha de Anhatomirim), Fortaleza de Santa Antonio de Ratones (Ilha de Ratones Grande), Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (Ilha de Araçatuba).

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Crédito: Cassio Dorneles

Trilhas em Florianópolis

Para os amantes de ecoturismo, caminhadas e trekking a cidade de Florianópolis possui várias trilhas. Confira algumas: Lagoinha do Leste, Costão do Santinho a Praia dos Ingleses, Praia de Naufragados, Lagoa do Peri, Trilha dos Macacos, Ilha do Campeche, Praia da Solidão, entre outras.

Trilhas pela mata atlântica de Florianópolis

Trilhas pela mata atlântica de Florianópolis - Crédito: Marcelo Saviski

Comunidades Históricas

Florianópolis é uma cidade colonizada por açorianos e algumas comunidades que permaneceram semi-isoladas nas últimas décadas ainda conservam as características açorianas nas construções, nos costumes e cultura.

São elas: Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Santo Antônio de Lisboa Costa da Lagoa e Sambaqui. Visitar essas comunidades resgata um pouco da origem e do modo de vida dos primeiros moradores de Florianópolis.

Ribeirão da Ilha. Cultura açoriana em Florianópolis.

Ribeirão da Ilha. Cultura açoriana em Florianópolis - Crédito: CasalMALY

 

Passeios em Florianópolis:

Passeios de Escuna

Para passeios pelo mar os pontos de saída são as praias de Canasvieiras, Punta Canas, Barra da Lagoa e o trapiche da Baía Norte no Centro. Também são feitos passeios na Lagoa da Conceição com saída no final da Av. das Rendeiras.

Empresas que realizam passeios de escunas:

Scuna Sul

Ondança

Capitão Gancho – Escuna Martin

Mergulho em Florianópolis e Bombinhas

A Ilha do Arvoredo é um bom ponto de mergulho em Florianópolis, mas o point do mergulho em Santa Catarina é a cidade de Bombinhas, que fica distante apenas 70km de Florianópolis.

Surf e Belas Praias ao Sul

Vale a pena dar uma esticada ao sul e conhecer algumas belas praias que ficam em cidades próximas de Florianópolis. Andando 100km a partir da capital em direção ao sul você passa por Palhoça, Garopaba e Imbituba, cidades que possuem algumas praias famosas como Guarda do Embaú, Praia da Ferrugem e Praia do Rosa. Além de belas, elas são bastante freqüentadas por surfistas devido as fortes ondas.

Beto Carrero World

Um dos principais parques temáticos do país o Beto Carrero World fica na cidade de Penha, distante 112km de Florianópolis.

 

Dicas de Florianópolis:

*A distância entre boa parte das praias e o Centro de Florianópolis é grande, assim como a distância entre o sul e o norte da ilha. Por isso, se você deseja conhecer vários pontos da ilha o deslocamento por carro é bastante vantajoso devido ao tempo que você economiza.

*Se você não liga por não ficar a beira mar, a Lagoa da Conceição é um excelente local. Conta com boa estrutura de hospedagem, alimentação, compras e serviços e fica em um local central, facilitando o deslocamento para o restante da ilha.

*Se você gosta de banhos de mar, mas não curte águas geladas, a praias do norte de Florianópolis costumam ter a água com temperaturas mais agradáveis.

*Para os amantes de frutos de mar, vale a pena saborear em um dos restaurantes que ficam na Lagoa da Conceição.

 

Comments

  1. Edna Borges Chervet says:

    oi gente,gostaria de saber se é possivel fazer sandbord no mês de julho nas dunas da praia da joaquina em Floripa?

  2. gostei dos pontos turisticos de santa catarina

Speak Your Mind

*