Pontos Turísticos em Campos do Jordão SP

Tradicional destino de inverno do Estado de São Paulo a cidade de Campos do Jordão atrai os visitantes pelo clima serrano aliado a boa gastronomia e a excelente estrutura hoteleira. O principal ponto turístico de Campos do Jordão é a Vila Capivari, um pedaço da Europa no Brasil.

Por ficar numa serra, Campos do Jordão (que é a cidade mais alta do país) possui também vários atrativos naturais e incríveis paisagens. Um dos passeios mais procurados é o de trem pela Serra da Mantiqueira até a vizinha cidade de São Bento do Sapucaí. A alta temporada de turismo em Campos do Jordão é o mês de Julho.

 

Pontos Turísticos de Campos do Jordão

Vila Capivari

Centro turístico de Campos do Jordão a Vila Capivari possui as construções com arquitetura em estilo europeu, o que dá uma sensação charmosa junto com o clima da montanha.

A Vila Capivari é repleta de bares e restaurantes da mais refinada gastronomia, além de muitas lojas, hotéis e pousadas. À noite a vila recebe os jovens em busca de badalação e os casais para jantares românticos.

O local também é um centro de compras, com muitas lojas, pequenos shoppings e galerias. Pode-se encontrar de tudo por lá, desde artesanato mais simples até produtos de luxo e obras de arte.

No Parque Capivari estão o teleférico que dá acesso ao Morro do Elefante, lojinhas de artesanato que ficam em chalés, praça de alimentação, o Trenzinho da Alegria e botes infláveis motorizados.

Barzinhos Chiques em Campos do Jordão - SP

A Vila Capivari conta com muitos restaurantes e bares localizados em prédios com estilo europeu - Crédito: Tiago Leite - Flickr

 

Teleférico e Morro do Elefante

O teleférico tem seu ponto de partida no Parque Capivari no centro turístico de Campos do Jordão e leva os turistas até o alto do Morro do Elefante a 1800 metros de altitude.

No Morro do Elefante é possível apreciar a vista de toda Vila Capivari e de outros bairros de Campos do Jordão. O local conta com uma lanchonete e passeios de cavalo a disposição.

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista é o Palácio do Governo, residência oficial de veraneio do governador do Estado de São Paulo. É aberto a visitação onde o público pode conferir a decoração no estilo inglês, o mobiliário dos séculos XVII e XVIII, e um acervo de obras de arte, esculturas, objetos religiosos, entre outros. O palácio possui 105 cômodos.

Em 1970 começou a ser aberto para visitação e para comemorar o fato foi realizado um evento musical no Salão Nobre e no Pátio Interno do palácio. Esse evento se transformou posteriormente no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista. (12) 3662-1122

Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira com 2030 metros de altitude e permite a vista de boa parte do Vale do Paraíba, cerca de 17 cidades. O pico fica em Pindamonhangaba, mas o acesso até ele é por Campos do Jordão, a 14 km do centro.

Além da incrível paisagem o local conta com uma concentração de lojinhas de artesanato, malhas e doces. Trilhas ao redor do pico podem ser percorridas por praticantes de trekking.

O acesso se dá pela Estrada do Pico do Itapeva

Castelo nas montanhas em Campos do Jordão

Vista do Flat Home Green Home, um castelo nas montanhas de Campos do Jordão - Crédito: Beck Novaes - Flickr

Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um conjunto de duchas artificiais, trilhas e passarelas de madeira em meio a árvores, onde é possível se refrescar nas águas. Pra quem não que se molhar, o local é um ótimo cenário para fotos.

Na entrada ficam barraquinhas de lembranças, artesanato e doces.

Av. Roberto Simonsen – Vila Inglesa

Cervejaria Baden Baden

Uma das mais tradicionais cervejarias artesanais do Brasil, a Baden Baden abre suas portas para visitas guiadas com explicações sobre o processo de fabricação, a composição e dicas sobre o consumo, compra e armazenamento de cervejas.

No local também fica uma loja de souvenirs, com camisetas, tulipas, acessórios e as cervejas.

Av. Mateus da Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz. (12) 3664-2004

Chocolate Araucária

A Fábrica de Chocolates Araucária abre suas dependências para os visitantes acompanharem de perto alguns processos da produção artesanal do chocolate. Depois é só se deliciar na loja da fábrica.

R. Amadeu Carletti Jr., 255 – Vila Jaguaribe. (12) 3668-9581

Pedra do Baú

A Pedra do Baú está localizada em São Bento do Sapucaí, mas ela faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, por onde o acesso é mais fácil. O local possui um conjunto com 3 pedras: a Pedra do Baú com 1950 metros de altura, o Bauzinho com 1760 metros e a Ana Chata com 1670 metros.

Do alto da Pedra do Baú pode-se avistar 52 cidades do Sul de Minas e do Vale do Ribeira. Mas não é necessário escalar as pedras para se ter uma bela vista. O acesso de carro é possível até locais que já valem a visita pelo visual.

A escalada até a Pedra do Baú pode ser feito com o auxílio de guias que indicam as trilhas que levam as escadarias e ganchos de ferro que ajudam na subida. O rapel também é bastante praticado.

O acesso até a Pedra do Baú se dá pela Estrada da Campista, que possui placas indicativas.

 

Turismo em Campos do Jordão

Mosteiro das Monjas Beneditinas

No mosteiro vivem irmãs beneditinas famosas pelo recital diário de canto gregoriano que acontece na Capela São João Batista.

O mosteiro é um local bastante agradável, com muita natureza e harmonia. Uma loja vende os bolos feitos pelas irmãs, além de artigos religiosos.

Av. Adhemar de Barros, 330 – Vila Abernéssia. (12) 3662-4277

Parque da Floresta Encantada

Em uma área de 12.000m² ficam várias casas de brinquedos temáticas, cada uma com decorações típicas de uma determinada história, aguçando a imaginação e divertindo as crianças.

Rua Arandi, 270 – Caminho do Pico do Itapeva. (12) 3663-2596

Auditório Cláudio Santoro

Sede do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos de música erudita do Brasil, o auditório possui uma estrutura completa e moderna para receber espetáculos, convenções e congressos, com capacidade para 862 pessoas.

Na imponente arquitetura do prédio predomina o concreto aparente, com muita área verde em volta. Além de música, o auditório recebe também apresentações de teatro e dança durante o ano todo.

Rua Luís Arrobas Martins, 1800 – Alto da Boa Vista. (12) 3662-2334

Museu Felícia Leiner

Localizado no jardim do Auditório Cláudio Santoro o museu conta com 108 obras da imigrante polonesa Felícia Leiner esculpidas em cimento branco e bronze. As figuras zoomórficas e humanas estão localizadas a céu aberto, em perfeita sintonia com a paisagem do local.

Mirantes em Campos do Jordão proporcianam belas paisagens

A Serra da Mantiqueira faz com que a cidade tenha vários mirantes - Crédito: eduardomineo - Flickr

Casa da Xilogravura

A Casa da Xilogravura é um museu com um grande acervo de artistas nacionais e internacionais de xilogravuras, processo no qual uma madeira é utilizada como matriz para reprodução da imagem em um papel. Muito útil no passado, hoje a xilogravura é utilizada como forma de arte.

Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Vila Jaguaribe. (12) 3662-1832

Horto Florestal

O Horto Florestal de Campos do Jordão é um parque estadual com mais de 8.300 hectares de mata preservada na Serra da Mantiqueira, com vários exemplares magníficos da flora e da fauna na região.

Localizado a 13km do Centro de Campos do Jordão o Horto Florestal conta várias trilhas e opções de ecoturismo. O local é bem cuidado, com muitas placas informativas sobre as trilhas, a fauna e a flora.

Possui uma boa estrutura com churrasqueiras, lanchonete, capela, área para exposições, viveiro de plantas, atelier ambiental e alojamento. Também desenvolve trabalhos ligados ao desenvolvimento e a conscientização ambiental.

(12) 3663-3762

Gruta dos Crioulos

Fica na Estrada da Campista, antes do acesso a Pedra do Baú. Tem esse nome por lendas de que escravos se abrigavam na gruta após fugir das fazendas, apesar do acesso a ela ser muito difícil naquela época.

Amantikir

O Amantikir é um parque com vários jardins cada um com características de um determinado local do mundo, despertando sensações incríveis no visitante. No total, os belos e bem cuidados jardins possuem 680 espécies de plantas e flores de vários países do mundo.

O local também possui labirintos, uma fonte d´água, loja, mirante, centro de eventos, além de promover cursos de jardinagem.

Site: Amantikir

Pico do Imbiri

Distante apenas 4 km do Centro de Campos do Jordão o acesso até o Pico do Imbiri pode ser feito de carro, por uma estrada de terra que possui o mesmo nome do pico. Com 1860 metros de altitude, um mirante permite a vista de toda a região. O local também possui trilhas pela mata.

 

Passeios em Campos do Jordão

Passeio de Bondinho e de Trem

Os passeios são feitos nos centenários trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão que conserva as mesmas características da época da sua construção em 1910. A construção da estrada teve como objetivo o acesso de pessoas com doenças respiratórias como tuberculose ao tratamento na então pequena vila de Campos do Jordão.

São 3 opções de passeio: de bondinho pela cidade de Campos do Jordão, de trem até Santo Antônio do Pinhal e de trem até Pindamonhangaba.

O bondinho percorre um trajeto de 4 km pelos bairros de Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, onde se pode apreciar as belezas da área urbana de Campos do Jordão, como os jardins e a arquitetura das construções.

O passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal tem um trajeto de 19 km, a maior parte pela Serra da Mantiqueira, com lindas paisagens de vales e também trechos pela mata fechada, passando também pelo ponto mais alto de uma estrada de ferro no Brasil, a 1743 metros acima do nível do mar.

Em Santo Antônio do Pinhal o trem faz uma pausa na Estação Eugênio Lefreve que possui orquidário, empório e um mirante com uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Já o passeio de trem até Pindamonhangaba acontece aos finais de semana e feriados, sendo necessário o agendamento prévio. O percurso tem 47 km.

Av. Emílio Ribas – Vila Capivari – (12) 3663-1531

Estrada de Ferro Campos do Jordão

Passeio de trem com trilhos centenários - Crédito: Marco Antonio Pinto /Marcant - Flickr

Ecoturismo

São vários os passeios em Campos do Jordão com atrativos de ecoturismo. Em vários locais existem estrutura para os visitantes com atrações como tirolesa, trilhas, hipismo, passeios de bicicleta, arvorismo, pesca, entre outros.

Confira alguns locais:

Aventura no Rancho

Centro de Lazer Tarundu

Ecoparque Pesca na Montanha

 

Dicas de Campos do Jordão:

*Em julho Campos do Jordão lota e tudo fica mais caro.

*Não deixe de comer um delicioso fondue em Capivari.

*No passeio de trem que vai para São Bento do Sapucaí, numa rápida parada no meio da serra, uma família de moradores locais vende pinhão já descascados e quentinhos. Uma delícia.

*O Belvedere, também conhecido como Vista Chinesa, localizado um pouco antes do portal de entrada da cidade, possui um belo pôr-do-sol.

 

Deixe também as suas dicas de Campos do Jordão – SP.

 

Comments

  1. qual sao as escola de campos de jordao

  2. nicole pedreira de souza teixeira says:

    adoro campos do jordao por que naci la

Speak Your Mind

*